terça-feira, 20 de abril de 2010

Censura


Constituição brasileira de 1988


Art. 5º Todos  são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, àigualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
X - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Antes de começa o post quero que todos leam muito bem o que ta escrito logo acima...Todo mundo leu agora pode clicar no Leia Mais..

Eu coloquei esse trecho da constituição brasileira antes de mais nada só pra deixa bem claro que todos somos livres pra dizer o que pensamos e não podemos sobre quais quer tipo de restrição por isso. O engraçado dessa historia toda e que em pleno século XXI, ainda existe país que possuem um certo tipo de censura.
Eu não tive que passar pela época da censura no brasil, quando eu nasci as coisas já estavam mais liberadas, mas não deve ser nada legal ser proibido de ouvir uma música só porque o governo acha ela inadequada, ta bom atualmente existe várias músicas inadequadas por ai né, mas mesmo assim cada um livre para escolher o que quer escutar, ninguém gosta de ser restringido ou contrariado.Nem consigo imaginar como deve ter sido difícil viver cercado de restrições.
Já fiz vários post falando sobre a liberdade que temos na internet e que as vezes podemos fazer o que quisermos por aqui, e talvez seja por isso que estão querendo censura-la, não se espantem isso acontece direto na china, mas com o "poder" que a internet tem acho difícil que essa censura aconteça.
Não vão pensar que eu sou liberal e que eu concordo em quebrar regras e blá blá blá, sou a favor da liberdade de expressão, já imaginaram se nos blogueiros fôssemos censurados por dizermos o que pensamos e se os nossos textos tivessem que passar um uma avaliação antes de serem postados para ver se eles estavam adequados ou não. Ai que horror me da até arrepio só de imaginar.

2 comentários:

Ana Carolina Lima Da Rosa disse...

Todos nós somos livres para fazer o que quizermos.
Mas não teria nem como pensar em que os nossos textos teriam que ser avaliados antes de postar.
escrevemos o que sentimentos e o que estamos pensando.
sen se quer pessoas opinar se é certo ou errado o que estamos escrevendo é a nossa opinião nele local que em que nós criamos para nós expressar.

Thiago Hataishi disse...

Olá!
É claro que eu sou à favor da liberdade de expressão.
O grande problema nisso, é que tem gente que se agarra nessa teoria de "poder falar o que quiser" para difamar, insultar ou humilhar os outros.
As pessoas tem de compreender que todos nós temos direitos, e liberdade não significa algazarra. Ainda mais na internet, onde muitos acreditam estar em terra de ninguém, e abusam ainda mais.
A liberdade de expressão e´um direito de qualquer ser humano sim!
Mas precisa ser usada de forma civilizada e consciente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails